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Você se apresenta como a líder que você quer ser? Essa é uma pergunta muito importante se você pensa em ocupar uma posição de liderança mais sênior. 

A dura verdade é que você não vai ser promovida simplesmente por fazer um bom trabalho na posição que tem hoje. Ultrapassar as metas e entregar projetos pode te gerar um aumento por mérito e um elogio, mas não vai inspirar sua diretoria a promovê-la! Doeu aí?

As pessoas são promovidas a partir do momento que a chefia tem convicção de que elas podem trabalhar no nível seguinte. E a melhor forma de mostrar isso é começar desde já a trabalhar no próximo nível! É isso que vai fazer de você a escolha óbvia para essa tão sonhada promoção.

E como você pode começar a fazer isto se tem apenas se concentrado na execução perfeita do seu trabalho atual?

Existem quatro aspectos que você deve se concentrar para começar a demonstrar liderança de alto nível. Vamos explorar cada um deles:

1. Definir claramente a líder que quer ser

Esta primeira área tem tudo a ver com ser intencional sobre quem é a líder que quer ser e como você demonstra ser essa pessoa hoje.

Antes dos exemplos, anota aí no post it e cola no seu pc para ler todo dia:
“Não espere pela posição de liderança para começar a mostrar-se como líder sênior!”

Quer ser conhecida como uma líder direta, mais empática, que sabe ter conversas difíceis? Se sua resposta foi sim, as suas ações de hoje correspondem a isso ou tem dificuldade em dar feedback ou desafiar as pessoas de uma forma gentil?

Quer ser vista como um líder que dá poder aos outros e os eleva? Se sim, como tem feito isso hoje? Se considera boa em delegar e dar mais responsabilidades às pessoas, ou está sempre preocupada com o fato de elas não fazerem um trabalho tão bem como você?

Agora eu te convido a pensar em um(a) vice-presidente que você admire muito. Aqui abaixo listei alguns comportamentos comuns no local de trabalho: consegue ver esse VP fazendo isso?

  • Fofocar com os colegas de trabalho sobre o último drama?
  • Fazer o mínimo necessário para concluir uma tarefa aborrecida?
  • Ter medo de se defender a si próprio e à sua ideia numa reunião de liderança?
  • Guardar rancor de um colega em vez de abordar algo que o incomodou diretamente?

Provavelmente não!

Não existe uma forma correta de ser uma líder, mas há algumas coisas que podemos concordar que todos queremos ver num líder. Se você se envolve em fofocas no local de trabalho ou evita conversas difíceis, as pessoas vão ter dificuldade de te ver como uma líder.

Pense nisso e tome consciência do seu comportamento, atitudes e decisões.

Se você ainda não tem uma posição de liderança:

Não tem problema, se ofereça para implementar uma nova estratégia ou gerir um projeto. Há muitas formas de mostrar liderança sem ter um time direto que responde formalmente a você. Mas lembra, aqui você precisa ser intencional!

2. Partilhar ideias estratégicas

Para mim, esta é uma forma clara de demonstrar que está pronto para uma posição de liderança mais sênior. E se estiver disposta a arranjar tempo para fazer, pode acrescentar muito valor à sua imagem e, posteriormente, ao seu salário!

Os conhecimentos podem vir de uma série de áreas, mas, para começar, considere a sua função. O que é que notou ou observou? Há novas tendências? Pode aprofundá-las e compreender melhor por que razão acontecem?

Esta pode ser uma nova estratégia de crescimento que pode partilhar com sua/seu chefe.

Havia uma mulher que trabalhava para mim que estava constantemente trazendo novas ideias sobre como poderíamos aumentar o negócio ou obter mais contatos para a equipe. Ela não tinha qualquer intenção de assumir a liderança, até eu a convencer a assumir um papel de gestão. Na minha opinião, ela era uma escolha óbvia, porque já pensava em como ajudar a equipe a vencer e eu senti que ela poderia ampliar os seus resultados liderando pessoas.

É esse o poder de partilhar ideias estratégicas com o seu gestor!

Um ponto-chave que quero destacar aqui é que isto requer tempo de reflexão estratégica. É improvável que você consiga encontrar uma ideia realmente valiosa nos 5 minutos que tem entre reuniões consecutivas. Em vez disso, dedique 1 a 2 horas a esta tarefa e veja o que consegue descobrir. Estude as métricas e os dados importantes para sua área e até em áreas que você lida no dia a dia. 

Você vai ficar surpresa com o que pode descobrir!

Se não está habituada a reservar tempo para o pensamento estratégico, fica ligada aqui no blog que vou dedicar um artigo só sobre isso.

3. Comunicar com impacto

Se você me conhece, provavelmente já me ouviu falar isso algumas vezes. Afinal, eu vim da comunicação, fui jornalista e essa é a habilidade que pode te levar mais longe na sua carreira. Então grava isso: A forma como se diz algo é mais importante do que a própria ideia!

Aqui vai uma forma de tornar a sua comunicação mais impactante: os 3C’s.

É preciso ser: Clara, Concisa e Convincente

É provável que você tenha dificuldades em pelo menos um destes pontos. A maioria das pessoas que conheço tem dificuldade em ser concisa, e isso pode te prejudicar! Pode criar a percepção de que as suas ideias não foram bem pensadas e que não é uma pessoa que pensa o big picture, ou seja, que vê o cenário amplo e completo.

A melhor dica que posso te dar para melhorar estes três aspectos é preparar antes o que você gostaria de compartilhar ou apresentar em uma reunião. Quando se improvisa, a tendência é se alongar ou ficar mais nervosa e não passar a ideia com clareza. Confia, quando você se prepara antes, tudo sai mais polido e organizado. E como grande parte da forma como as pessoas nos percebem está relacionada ao nosso estilo de comunicação, esse será um tempo muito bem gasto.

4. Ponha-se no lugar do seu chefe

Esta última pode parecer intuitiva, mas MUITAS pessoas não fazem! Não estou falando só das minhas mentoradas. A imensa maioria dos profissionais que cruzei ao longo dos quase 20 anos de carreira não consegue colocar isso como rotina e opera no modo automático. E isso é simplesmente colocar-se no lugar do seu chefe… ou no lugar do chefe do seu chefe quando você precisa tomar uma decisão, fazer um pedido, crítica ou dar uma sugestão.

Uma forma infalível de você dizer ao seu chefe que não está preparada para o próximo nível de liderança é apresentar uma ideia que quer levar adiante e que é ótima para você e péssima para a sua equipe ou para a empresa.

Uma das características de uma grande líder é o discernimento. Se conseguir demonstrar que exerce um bom discernimento e que toma as decisões corretas em 80% das vezes ou mais, você terá mais probabilidade de ser promovida. E considerar o que o seu chefe faria em uma determinada situação é uma ótima forma de exercitar essa habilidade.

Por isso, quando estiver pensando como pode gerar mais impacto ou acrescentar valor à sua função, pense no que vai facilitar a vida do seu chefe e o ajudará a atingir os seus objetivos. Pode ser que encontre a sua resposta!

Esse é um ritual que eu adoro fazer no início do ano com minha presidente. Sim, respondo para uma CEO mulher. E logo quando comecei coloquei uma folha de papel em branco e escrevi: Como eu posso ajudar você a atingir os seus objetivos? Quais serão suas prioridades nesse semestre? Um mentor me ensinou isso assim que eu me tornei diretora e descobri ser indispensável!

Já te entreguei todo o passo a passo para você se apresentar como uma líder sênior. O que contei aqui é ouro! Agora, colocar em prática é com você! Me conta os resultados depois! 

Bia Padrão

Autor Bia Padrão

Beatriz Padrão é Mentora, coach de carreira, professora de liderança e atualmente é Diretora Executiva da Gympass. Com quase 20 anos de carreira em grandes empresas, já passou por Globo, Uber e WeWork. É Apaixonada por ajudar profissionais a se desenvolverem!

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